Os carpetes revestem a nossa casa com mais conforto e dão um visual mais charmoso para sua casa. Porém, eles necessitam de limpeza por serem muito propensos à sujeira.
A seguir, confira as dez melhores dicas para lavagem de carpetes:
1. Utilize o aspirador de pó
A forma mais comum de limpar os carpetes é com a ajuda de um aspirador de pó. Passe-o no sentido das fibras do carpete, devagar, para sugar toda a poeira do local.
2. Para pelos que não saem, uma dica é usar vinagre
Mesmo com a facilidade do aspirador em pó, nem tudo é absorvido por ele. Pelos de animais, por exemplo, só saem com aspirador de pó depois de passar uma mistura de vinagre e água no carpete.
3. Mancha de líquido? Existem produtos específicos de remoção
Quando um líquido manchar o carpete, deve ser removido imediatamente, pois ao secar a limpeza será mais difícil. Para ajudar na remoção, utilize produtos específicos de remoção de manchas, como o Vanish Karpex.
Mas se quiser colocar algo mais natural, recomendamos uma mistura de vinagre, água oxigenada e bicarbonato de sódio. Apenas não deixe o carpete muito encharcado, portanto, após a limpeza, seque o local imediatamente.
4. Se um chiclete cai no carpete, um ferro de passar resolve o problema
Muita gente aplica gelo para remover o chiclete do carpete, algo que vem da lavagem de roupas. Isso não surte muito efeito, pois acaba molhando o carpete em vez de retirar o chiclete. A melhor opção é queimar o chiclete com a ajuda de um ferro de passar: cubra a área com chiclete com um papel-toalha e passe o ferro quente por alguns minutos até grudar. Depois, remova o papel-toalha; nesse momento já estará com o chiclete.
5. Quando for lavar o carpete, chame um serviço especializado
Se você não for experiente em lavar carpetes, há a possibilidade de se atrapalhar na hora de realizar a limpeza: mofo, cheiro desagradável e até mesmo danos ao próprio carpete são alguns dos acidentes mais comuns. Então, a saída mais segura é buscar um serviço de profissionais especializados nesse tipo de higienização e lavagem de carpetes.
6. Não utilize vassouras comuns
Mesmo se souber como limpar carpetes, evite utilizar vassouras. Isso ajuda com que a sujeira acumulada no carpete levante e se espalhe pelo ambiente, além de danificar as pontas das fibras e consequentemente deixar seu carpete com um aspecto envelhecido. Indicamos sempre utensílios ou equipamentos indicados ou próprios para a limpeza.
7. Deixe as janelas abertas
Circular o ar ajuda a retirar a poeira acumulada no carpete. Por isso, deixe as janelas e as portas dos cômodos abertas diariamente. Entretanto, não o dia todo, dependendo de onde você estiver, pois pode entrar ainda mais poeira e sujidades.
8. Não pise no carpete enquanto calçado
Muitas vezes, a sujeira do carpete já começa na sala, na entrada e assim, já espalhando a poeira até o carpete. Para isso, evite pisar com o calçado que utilizou na rua sobre ele.
9. Utilize tapetes em cima do carpete
Outra forma de evitar o acúmulo de poeira é colocando o tapete por cima do carpete. Isso ajuda a evitar as manchas.
10. Faça a limpeza do carpete uma vez por ano
Faça a limpeza do carpete pelo menos uma vez por ano. Nessa frequência, você evita além da sujeira do carpete o acúmulo de ácaros, que podem comprometer a saúde respiratória.