Quando vamos decorar a nossa casa, tendemos a começar pelos tapetes e cortinas, para dar um ‘up’ no espaço da casa, deixando-o mais completo, versátil, moderno ou até mesmo ampliar um determinado ambiente.
A cortina, por exemplo, faz com que o cômodo fique mais amplo e delicado, além de mais privativo. Entretanto, pode acumular resíduos, poeira e ácaros, o Sol também pode manchá-la, animais de estimação podem arranhá-la. Sendo assim, é necessário limpá-la regularmente, principalmente se você tem crianças ou pessoas alérgicas na sua casa.
Há muitas técnicas que você pode recriar para deixar sua cortina como nova. Separamos 12 dicas sobre o que você deve ou não deve fazer na lavagem de cortinas!
1 – Máquina de lavar
A primeira técnica é: se for usar a máquina de lavar para lavar uma cortina que seja uma maquina com o tambor em alumínio, esta pode até suportar uma cortina de tecido fino e leve. Escolha um modo de centrifugação bem lento e cuidado com o tecido, porque alguns podem desbotar e encolher verifique sempre a etiqueta de recomendação de lavagem. Não lave a cortina com nenhuma outra roupa.
2 – Lavagem de cortinas à mão
Não é uma das tarefas mais fáceis fazer a lavagem de cortinas à mão, entretanto essa técnica pode evitar que as tramas encolham, como é o caso do tecido de algodão puro. Utilize apenas um detergente, de preferência neutro.
3 – Produtos químicos
Não se podem utilizar produtos químicos (como por exemplo: removedor e outros que dizem que ajudam na remoção e sujeira) na hora de limpar as cortinas da sua casa, pois fazem com que a cor fique desbotada com o tempo. Prefira o detergente que tenha pH neutro.
4 – Aspirador de pó
Uma técnica na lavagem de cortinas é aspirá-las regularmente a fim de evitar o acúmulo de sujeira. Entretanto, se a cortina for uma persiana rolo-on, só é recomendado aspirar e mais nada. Para a lavagem e higienização é necessário e recomendável a contratação de um profissional da área.
5 – Lavagem de cortinas de renda
Se você tiver uma cortina de renda, é necessário muito cuidado na hora de lavar porque o tecido é muito delicado. Caso prefira usar a máquina de lavar, envolva a cortina em um saco de proteção, para maior segurança e lembre-se somente a cortina na máquina.
6 – Lavagem de cortinas de poliéster
O poliéster tem um processo e técnica mais demorados, na hora de realizar a lavagem. É preciso deixar de molho em água fria por 40 minutos, 3 vezes. E deixar secando à sombra, jamais no Sol.
7 – Vassoura?
A técnica de passar a vassoura, passando sob a cortina, não só danifica como deixa as tramas da cortina arrepiadas, não voltando ao lugar depois;
8 – Tipo de tecido de lavagem de cortinas
Uma das formas de você descobrir qual técnica é mais recomendável na hora de lavar a cortina é observar as etiquetas, as quais podem ser de grande ajuda acerca do tecido e tipo de lavagem. Saiba que dependendo do tecido, como a seda pode acabar encolhendo, então tome muito cuidado ao realizar a lavagem de cortina;
9 – Vapor
A técnica do vapor quente sob a cortina é utilizada por muitas empresas, justamente para eliminar os resíduos e as bactérias. Deve ser feita apenas por profissionais;
10 – Após a lavagem de cortinas
Você precisa verificar se a cortina está totalmente seca para voltar a colocá-la no ambiente, a fim de não desenvolver mofo principalmente em regiões mais baixas perto do roda-pé por exemplo;
11 – Deixar de molho
Veja se é preciso deixar a cortina de molho na hora da lavagem, porque pode causar danos irreversíveis as tramas do tecido como por exemplo ao tecido: Linho, Seda e outros;
12- Nossa dica de lavagem de cortinas: Wash Service
Saiba que a Wash Service pode fazer a lavagem de suas cortinas de forma eficaz e rápida, limpando-as profundamente e as deixando novinhas em folha, com produtos de primeira linha, maquinários recomendados e por fim o toque especial de quem esta no mercado a 35 anos fazendo a mesma coisa com muito amor e carinho. Não perca essa mão na roda!